Blog VPA Infra | Conheça os tipos de escoramento mais adequados para cada obra

Posts do Blog

Conheça os tipos de escoramento mais adequados para cada obra

Cada obra precisa de um tipo de escoramento específico para garantir a segurança e produtividade, entenda qual o método mais adequado.

Conheça os tipos de escoramento mais adequados para cada obra

Cada obra precisa de um tipo de escoramento específico para garantir a segurança e produtividade, entenda qual o método mais adequado.

Sustentar cargas elevadas, apoiar lajes durante a concretagem, escorar o solo, ajudar na construção de adutoras, redes de gás, obras de saneamento, oleodutos e gasodutos. Essas são algumas utilizações muito comuns para os equipamentos de escoramento em obras.

Escoramentos metálicos são acessórios imprescindíveis para garantir a segurança e produtividade da sua construção. Seu sistema de escoras pontuais, torres e vigas pode suportar até nove toneladas.

Esse tipo de aparato, geralmente feito em aço, é muito resistente e pode ser reutilizado diversas vezes, gerando maior economia para a sua empresa.

Então, se você precisa de equipamentos para a sua obra que tenham uma boa capacidade de escoramento e ainda conte com altura ajustável, possibilidade de reúso e facilidade de instalação e transporte, continue lendo esse artigo. Nele, iremos listar quais os tipos de escoramentos são os ideais para a sua construção.


Tipos de escoramento

Estaca Prancha:

A estaca prancha é um tipo de equipamento utilizada para contenção, tanto temporária como definitiva, já presente em obras há mais de 100 anos. Com ela existe a possibilidade de manter vãos livres, sem necessidade de contraventamento, além de atingir grandes profundidades com execução rápida e ainda manter as contenções impermeáveis. Sua aplicação pode ser variada, podendo ser instalada em:
  • valas de redes de água e esgoto, tubulações e galerias;
  • contenções, subsolos de prédios, escavações;
  • ensecadeiras, barragens, trincheiras;
  • cais e ancoradouros, canalizações de córregos;
  • arrimos e fundações de ponte, viadutos e edificações;
  • canais a céu aberto, tapamentos, passagens urbanas rebaixadas e construções de tanques.
Entenda os tipos de escoramento mais adequado para cada obra

Blindagem metálica de valas

A blindagem metálica de valas são estruturas feitas em aço com alta resistência. Elas são utilizadas, principalmente, para fazer o escoramento e contenção do terreno em valas e escavações.

Sua utilização e manuseio são simples e dão à obra uma maior produtividade, já que proporcionam velocidade e segurança na abertura de valas.

Sua instalação é feita conectando suas estroncas variáveis, que são projetadas para resistir ao esforço dos diferentes tipos de solos, sobrecargas e alturas de escavações.

Elas podem ser instaladas com três ou quatro paredes, formando uma caixa de contenção, ou sobrepostas, de forma a atingir uma maior profundidade de escavação. Esse equipamento também pode ser combinado com estacas prancha ou chapas tapa valas.

As blindagens de vala são usadas, principalmente, em obras de adutoras, saneamento, oleodutos e gasodutos, além de outras onde se faça necessária a abertura de valas e escavações.

Entenda os tipos de escoramento mais adequado para cada obra

Estroncamento Modular

Os estroncamentos modulares são estruturas para contraventamento e suporte de cargas extras em contenções e escoramentos.

Eles podem substituir os perfis e vigas Metálicas que normalmente são cortadas e soldadas, tendo, assim, maior vida útil, diminuindo o tempo de montagem, a necessidade de mais mão de obra e outros equipamentos necessários para cortes e soldas.

Entenda os tipos de escoramento mais adequado para cada obra

Diferentes modelos em um só lugar

Diferente de equipamentos e sistemas que levam meses para serem construídos, a VPA Equipamentos trabalha com sistemas de contenção e escoramento feitos com tecnologia de ponta e materiais resistentes, com fácil manuseio, encaixe e transporte.

Além disso, a VPA oferece toda a assessoria necessária para a sua obra, desde a locação dos equipamentos até a mão de obra especializada para a cravação e extração. Este modelo de negócio pode fazer você economizar muito na sua obra, evitando burocracias.

Dúvida sobre o escoramento mais adequado para cada obra, deixe o seu comentário abaixo e responderemos para você ou faça contato com um dos nossos consultores pelo telefone 0800 601 0150.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR