Blog VPA Infra | Cravação de estacas em solos resistentes: como fazer?

Posts do Blog

Cravação de estacas em solos resistentes: como fazer?

Nas últimas décadas, temos notado o crescente aumento na utilização de Estacas Prancha em obras com demanda de escoramento e contenção de solos. Em diversos canteiros é possível verificar a aplicação do método realizada das mais diversas maneiras.

Cravação de estacas em solos resistentes: como fazer? O movimento de aumento crescente na utilização de Estacas se deu, pois é uma solução que foi mundialmente difundida e sua utilização se tornou viável em diversos países, incluindo o Brasil.

Com o aumento da oferta, é necessário – claro, verificar a qualidade e tecnologia utilizada nos Perfis, afinal, equipamentos mal dimensionados... que não sofrem constantes avaliações de uso e/ou equipamentos extremamente velhos são fáceis de serem encontrados a custos incrivelmente baixos se comparado ao valor de mercado, porém, fica o alerta para esse tipo de equipamento que, deveria promover segurança e acaba se tornando um verdadeiro vilão.


Estaca


Mencionamos a qualidade dos equipamentos, afinal, estes passam por verdadeiros “testes de choque” quando são expostos a solos que exigem uma eficiência completa dos sistemas de contenção, como é o caso, por exemplo, dos solos com uma resistência superior.

Em um ensaio SPT, obtêm-se os golpes como medidor de penetração no solo e, quando o resultado deste ensaio se mostra superior a 35 golpes, temos o indicativo de um solo extremamente rígido, tornando-se mais difícil a tarefa de penetração das Estacas Prancha para construção de um sistema de contenção. Mas o que fazer quando o solo não permite a cravação de Estacas por métodos tradicionais?


Sondagem de Solo SPT – VPA Infra


Recentemente, a VPA Infra realizou no Brasil uma série de obras utilizando o equipamento intitulado de DRILL METÁLICO, o sucesso dos testes fez com que a empresa incluísse o equipamento em seu catálogo. O Equipamento é uma solução razoavelmente nova no mercado e pouco difundida, mas que possui um valor agregado de extrema importância. Ocorre que quando o solo apresenta alta resistência a cravação, o DRILL METÁLICO é acionado para realizar um pré-furo na escavação, permitindo assim a cravação dos Perfis e exigindo menos esforço mecânico do método de cravação utilizado.

Como vemos abaixo, o equipamento funciona de forma fácil e podem ser utilizadas as máquinas do próprio sistema de cravação:


Drill


A utilização do Drill Metálico viabiliza inúmeras cravações em que o método foi descartado devido a incapacidade de penetração dos Perfis no solo, além de evitar danos aos sistemas de cravação utilizados, abandonando a tática de umedecer o solo antes de iniciar a cravação, que não apresentava na maioria dos casos resultado satisfatório, além de não ser viável em escavações mais profundas.
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR