Blog VPA Infra | Segurança na abertura de valas. Conheça as Blindagens de Valas e suas aplicações

Posts do Blog

Segurança na abertura de valas. Conheça as Blindagens de Valas e suas aplicações

Em consequência do grande número de trabalhadores atuando na construção civil, esta, segundo o TST, lidera o ranking de acidentes de trabalho com morte no pais. Veja soluções para evitar acidentes em obras.

Segurança na abertura de valas. Conheça as Blindagens de Valas e suas aplicações

A construção civil é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura de uma nação. Esta atividade é responsável pela edificação de estradas, de portos, implementação de saneamento básico e execução de obras comerciais e moradias.

Em relação ao contexto financeiro, a construção civil produz uma importante parcela do produto interno bruto (PIB). Além disso, o setor da construção é responsável por um percentual bastante significativo no que diz respeito à geração de emprego.

Em consequência do grande número de trabalhadores atuando neste segmento, a construção apresenta elevado índice de acidentes de trabalho. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o setor da construção civil lidera o ranking de acidentes de trabalho com morte no país. Para solucionar esta problemática, a segurança do trabalho atua sobre três momentos: previsão, prevenção e proteção.


Prevenção de acidentes em obras com escoramento de solos

Ainda sobre a construção civil, esta apresenta diversas vertentes e as obras geotécnicas é uma delas. As obras geotécnicas são estruturas que utilizam o solo como suporte e, para isso, é necessário o conhecimento de suas propriedades para prever o comportamento diante das solicitações.

Como são conformadas no solo e, muitas vezes, essas estruturas não possuem visibilidade, como por exemplo as fundações, essas edificações são negligenciadas não apenas na etapa de manutenção, mas, sobretudo, durante a sua conformação.


Segurança do trabalho em obras geotécnicas

Como supracitado, a segurança do trabalho busca atuar sobre três momentos: previsão, prevenção e proteção.


Prevenção de acidentes em obras com escoramento de solos

O primeiro momento busca se antecipar, listando os possíveis fatores geradores de acidentes de trabalho. No segundo momento a segurança do trabalho atua sobre o risco, com o intuito de eliminar ou reduzir a possibilidade do acidente de trabalho. Por último, uma vez que não seja possível atuar de maneira efetiva prevenindo o acidente, são empregados os métodos protetivos, sejam eles individuais ou coletivos.

Durante a execução das obras geotécnicas, o processo de escavação é comumente aplicado, trazendo consigo riscos inerentes ao processo devido a presença de taludes no solo natural. Assim, a geometria empregada no processo de escavação e sua inclinação podem ocasionar o desprendimento de massas de solos, originando acidentes de trabalho, em sua maioria, por soterramento.


Com o objetivo de evitar o terceiro momento, serão explanadas duas metodologias aplicáveis no segundo momento, em obras geotécnicas:

Estaca Prancha Metálica


Prevenção de acidentes em obras com escoramento de solos - Estaca Prancha

Essa modalidade de contenção consiste na aplicação de estacas justapostas, em perfis metálicos, cravadas no interior do solo utilizando preferencialmente os martelo vibratório. É uma metodologia que confere estabilidade, reduzindo os riscos inerentes as obras geotécnicas. As Estacas Prancha permitem trabalho seguro na vala aberta, sem necessidade de contraventamento e promovendo total segurança. Sua aplicação pode ser realizada em diversos tipos e portes de obras, de pequenos a grandes taludes, tendo como limitação o tamanho da estaca. Conheça melhor a solução clicando aqui para visualizar a página com informações técnicas.


Blindagem de Vala


Prevenção de acidentes em obras com escoramento de solos - Blindagem de Vala

As blindagens de valas são uma excelente contenção empregada em processos de escavação. Sua estrutura é formada por placas em aço paralelas, apoiadas sobre os taludes, separadas por meio de um vão (onde é executada a construção) e conectadas através cilindros metálicos. Esse instrumento, além de conferir segurança à obra, é uma excelente escolha para a execução de empreendimentos com prazos reduzidos devido a sua rápida configuração. Esta modalidade pode ser empregada concomitantemente com outras modalidades, como por exemplo, a estaca prancha. Conheça melhor a solução clicando aqui para visualizar a página com informações técnicas.


Desta forma, o emprego de contenções eficientes é a garantia de uma obra segura e, consequentemente, sem acidentes de trabalho. As modalidades de prevenção explicitadas buscam inibir as ameaças à integridade do trabalhador, dando a devida importância a esse relevante colaborador.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR